top of page

Terramoto 

 O terramoto fez-se sentir na manhã de 1 de Novembro de 1755 às 9:30 da manhã,dia que coincide com o feriado do Dia de Todos os Santos. A data contribuiu para um alto número de mortalidade, visto que ruas e igrejas estavam cheias de fiéis, neste terramoto, morreram cerca de 60 mil pessoas, destas, cerca de 20 mil morreram em Lisboa.

 Sismólogos apontam para um epicentro no mar, entre 150 a 500  quilómetros a sudoeste de Lisboa. A magnitude pode ter atingido 9 na escala Richter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Este fez-se sentir entre seis minutos a duas horas e meia, causando fissuras enormes de que ainda hoje há vestígios em Lisboa. 

 Apesar de o terramoto ter sido em Lisboa, o tremor de terra foi tão forte que provocou estragos em todo o país e sentiu-se até ao Sul de França e ao Norte de África.

 Neste dia havia muitas velas acesas nas casas e nos altares das igrejas, provocando vários incêndios.
 

Tsunami

 Logo a seguir ao terramoto, o mar começou a recuar e formou uma série de ondas gigantes, devido a um movimento de placas tectónicas, que formaram ondas sísmicas no mar e que abalaram o pouco que restava da cidade de Lisboa.

O tsunami teve epicentro no Atlântico Nordeste e registou ondas até 30 metros de altura. Causou danos na Madeira e Açores e ainda nas Caraíbas e na costa leste dos Estados Unidos. As ondas chegaram ainda altas ao litoral pernambucano e à orla peninsular de Salvador da Baía, no Nordeste do Brasil. Afetou ainda a cidade de Sevilha.

 Devido a este tsunami morreram cerca de 900 pessoas.

bottom of page