No dia 5 de outubro de 1910 é feriado nacional, pois é o dia da Implantação de República portuguesa, que foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na população, especialmente em algumas elites, a vontade de mudar o regime, esta revolução foi iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
Nos finais do século XIX, houve uma série de circunstâncias que provocaram o descrédito do regime monárquico, como por exemplo a crise económica, o Ultimato Inglês e a corrupção do Governo , por isso o Partido Republicano aproveitou este clima de descontentamento para intensificar a propaganda republicana- esta tinha como garantia liberdade, democracia e felicidade.
Ouve uma 1º tentativa em 1891 de implantar a república em Portugal, mas esta falhou.
Uns anos mais tarde, em 1910 ouve outra tentativa, esta bem sucedida. Após ter havido uma relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia seguinte na varanda da Câmara Municipal de Lisboa. Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República.
O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.
Ouve algumas mudanças, entre as quais a substituíção dos símbolos nacionais: hino nacional, a bandeira e a moeda.